Receita Molho Pesto

Ideal para macarrão, o molho pesto é muito fácil e rápido de fazer, podendo também ser degustado juntamente com sopas, risotos, carnes e legumes.

O molho pesto, que é cremoso e leve, também apresenta aroma agradável. De coloração verde e com sabor inconfundível devido ao manjericão, ingrediente mais importante da receita, o molho pesto que nasceu na Itália, no século 19 recebeu este nome devido ao processo de fabricação, com base em amassar os ingredientes, chamado na Itália de pestare.

O molho tem como maior fã uma das maiores vozes do mundo, Frank Sinatra, que sempre mandava buscar o molho diretamente em um restaurante da Itália quando recebia convidados especiais para uma refeição em sua casa. Para fazer um molho pesto, soque em um pilão 1 dente de alho e uma pitada de sal, até que fique pastoso. Cuidado com o material do pilão, pois alguns deixam a pasta escura demais.

Junte 2 maços de manjericão italiano lavados, secos e sem os talos ao pilão, e continue amassando bem devagar.

Depois de totalmente amassado, adicione 1 colher de sopa de pinoli ou castanha do Pará, 2 colheres de sopa de queijo Pecorino ralado fino e 2 colheres de sopa de queijo Parmigiano Reggiano ralado fino. A quantidade pode variar de acordo com o gosto familiar. Esmague bem e acrescente 6 colheres de sopa de azeite extra virgem.

Esta receita renderá o suficiente para cobrir 400g de massa, sendo o fusilli a massa mais apropriada ao molho pesto.

Após estar pronto, é necessário servir o molho bem rápido. O manjericão italiano, que possui folha larga e abaulada não deve ser substituído por outra espécie, pois as demais são mentolados, com sabor que não combina ao molho pesto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário