Receitas de Molhos - Qual Usar? Qual Fazer ?

Um molho, seja ele para acompanhar uma massa ou carne, sempre deve ser adequado ao prato ao qual será associado.

Um molho de macarrão também deve combinar com o formato da massa, havendo um molho para cada um deles, sendo composto por algum ingrediente líquido responsável pelo sabor, como vinho, água, vinagre, caldos, entre outros.

O molho de tomate e o molho branco combinam com quase tudo, sendo o molho de tomate extremamente adequado como molho de pizza, molho de nhoque e molho para fondue.

O molho ou Bechamel, que tem como ingredientes de sua receita a manteiga, leite, farinha de trigo, aceitando também queijo, cebola, creme de leite, cogumelo e mostarda é ideal como molho de peixe, frango, vitela, legumes, verduras, ovos e batatas.

Já um molho escuro, com receita que se baseia em caldo de carne, bebidas e condimentos, como o molho madeira, deve ser utilizado juntamente com carne de porco, de boi e aves.

Os molhos a base de maionese, que levam gema de ovo, óleo e temperos, além de variantes como picles, catchup e salsinha são molhos frios, indicados como molho para sanduíches, lanches frios, hambúrguer, e saladas. Um molho verde também é indicado.

Para os molhos quentes, feitos a base de manteiga, gema e vinagre, o ideal é que o prato principal seja uma carne, sendo também aceito como molho para peixe.

Para acompanhar uma receita de massas, carnes e legumes, um molho de legume é bem apreciado. O molho para camarão, salada, ovos e frutos do mar em geral deve ser feito a base de líquidos como azeite e vinagre, além de condimentos.
Os molhos para macarrão, no formato longo e finos como espaguete, inteiro ou furado devem ser líquidos para abranger bem os fios, como um molho Alho e óleo, molho de carne e shoyo com vegetais.

O macarrão longo e largo, como o Talharim pede molhos mais concentrados, como o molho Alfredo e o Bolonhesa.

Para os formatos especiais como o macarrão gravatinha, parafuso e conchinha, o molho deve ser de carne e vegetais. Para o tipo de macarrão chamado de cabelo de anjo utilize um molho vinagrete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário