Receita de molho de queijo

Um molho de queijo combina com quase tudo. Entre os molhos mais usados estão o de quatro queijos, catupiri e gorgonzola. Veja algumas receitas de molho de queijo, experimente e eleja sua preferida.

Em uma panela, coloque 1 colher de manteiga ou margarina e doure 2 dentes de alho picados. Acrescente 300 gramas de queijo meia cura dissolvido em ½ copo de leite e deixe ferver. Quando levantar fervura, junte 2 copos de requeijão e cozinhe até engrossar, em temperatura baixa. Tempere com sal a gosto.

No caso do ponto do molho apresentar dificuldades para se tornar cremoso, acrescente à receita 1 colher de amido de milho dissolvido em um pouco de leite.

Para quem gosta do molho quatro queijos, pode preparar um delicioso molho aquecendo 2 colheres de sopa de azeite para dourar 1 colher de chá de alho picado. Adicione 1 copo de leite para que ferva.

Após levantar fervura, acrescente os quatro queijos, sendo 200g de mussarela ralada, 200g de parmesão ralado, 200g de catupiry e 200g de gorgonzola ralado. Na falta do catupiry, utilize requeijão. Já quem não é muito fã de gorgonzola pode substituir por provolone.

Misture sem parar para que se transforme em uma pasta. Adicione 500ml de creme de leite fresco e misture bem.

Este molho pode ser utilizado em massas e carnes. Salpique um pouco de cebolinha picada sobre o molho. Fica muito saboroso.

Outro molho de queijo que faz bastante sucesso é o molho gorgonzola. Para prepará-lo, coloque em uma panela 250grs de gorgonzola em pedaços pequenos e leve ao fogo baixo, amassando o queijo para que derreta. Vá acrescentando aos poucos 1 xícara de creme de leite, até que fique cremoso. Tempere com pimenta do reino branca e sal a gosto.

Acrescente mais 1 xícara de creme de leite e mexa ate que forme um molho cremoso.
Para dar um toque especial, acrescente alcaparras e noz moscada.

Todos os molhos de queijo são excelentes combinações com macarrão, carne assada e até como molho de pizza ou lasanha.

Na cozinha, o que vale é criatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário